Melasma
Existem vários tipos de manchas na pele.
⠀
Elas podem ter também diversas causas, como: exposição solar, alterações hormonais, fatores genéticos, inflamatórios… em alguns casos, não é tão fácil fazer o diagnóstico. Algumas manchas são comuns e podem se confundir, como no caso do melasma, manchas causadas pelo sol, sardas e até manchas pós lesões inflamatórias como acne! Vamos ver as diferenças: 👇
🔹Melasma: mancha mais comum em mulheres, caracterizada por manchas acastanhadas no rosto, em regiões: malar, frontal, perilabial. Pode surgir no período durante a gravidez, tendo uma associação com alterações hormonais. Está intimamente relacionado com a exposição solar!
🔹 Manchas pós-acne: ocorre depois do aparecimento de lesões inflamadas de Acne. Uma dica para esses casos é evitar manipular as lesões de acne, pois aumenta o risco da piora dessas manchas após.
🔹 Manchas causadas pelo sol: mais comum em pessoas de pele clara, afeta regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol, como as mãos, os braços, o pescoço, colo e o rosto. Fotoproteção é fundamental para evitar o aparecimentos dessas manchas.
As manchas na pele necessitam de um diagnóstico correto, dado por um dermatologista, para que o tratamento seja eficaz. Por isso, se observar manchas, procure por um, para que ele possa diagnosticar e prescrever tratamentos!